.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, 27 de julho de 2008

 

Nonato Bandeira analisa pesquisa da Consult

14:30 | 27.07.2008

Bandeira diz que resultado de pesquisa mostra ‘quem trabalha e quem não tem propostas para a cidade’

O coordenador de comunicação da campanha à reeleição do prefeito Ricardo Coutinho, Nonato Bandeira, ao analisar os novos números da pesquisa Consult, disse que enquanto a população assimila cada vez mais o discurso de construção para o futuro, lastreado no trabalho realizado pelo atual prefeito, na mesma proporção aumenta a rejeição à falta de propostas dos demais candidatos da oposição. ‘Até que até agora se limitaram a ataques infundados e muitas vezes de caráter pessoal a Ricardo Coutinho’, disse.

A soma de todos os cinco candidatos da oposição reúne 18,7% das intenções de votos, contra 68,17% de Ricardo Coutinho. "Se a gente fizer um levantamento histórico das eleições na Capital desde 1985, quando os prefeitos deixaram de ser nomeados e passaram a ser eleitos, veremos que sempre a oposição teve pelo menos 25% dos votos. Esse encolhimento verificado até o momento reflete a excelente administração de Ricardo, que tem aprovação de 82%, em confronto com a falta de um discurso e de um programa de governo por parte da oposição", afirmou Bandeira.

Para justificar sua análise, Nonato Bandeira lembra que em 1985, Marcus Odilon era de oposição e obteve 41,1% dos votos contra 49,6% de Carneiro Arnaud, eleito prefeito. Em 1988, Wilson Braga era oposição ao PMDB e foi eleito com 52,3%. Chico Franca teve no primeiro turno de 1992, 41,9%, enquanto os candidatos de oposição liderados por Chico Lopes obtiveram 56,7%.

Já em 1996 - prossegue Bandeira - Cícero Lucena na oposição ficou com 42,6% no primeiro turno, e em 2000 a soma dos candidatos de oposição liderados por Luiz Couto, contra Cícero, ficou com 25,94%. Na última eleição de 2004, Ricardo Coutinho obteve 64,4% contra 30,8% do candidato situacionista Ruy Carneiro.

Consolidação do Voto

Em todas as pesquisas realizadas até agora, segundo Bandeira, Ricardo vem mantendo-se entre 63% e 74%. "Isso mostra a consolidação do voto. Não é à toa que 71% dos eleitores pesquisados pela Consult disseram que não admitem mudar o voto e que 75% acreditam que Ricardo vá ser eleito em 5 de outubro", releva o jornalista, lembrando que o principal opositor do PSB, o deputado João Gonçalves (PSDB), "não conseguiu unificar os números dos postulantes da oposição antes do registro das candidaturas. Se você somar os índices que detinham Ruy Carneiro, Cícero Lucena, Aníbal Marcolino e o próprio João Gonçalves na última pesquisa do mesmo instituto pode constatar que ele encolheu em relação ao potencial oposicionista na Capital", concluiu.Fernando Patriota - WSCOM Online
*******************************************
OTIMIZADOS COMENTA: O resultado da pesquisa da Consult sinaliza que o Prefeito Ricardo Coutinho continua imbatível, mesmo com as críticas dos seus concorrentes. Nem as entrevistas de Barreto, carregadas de denúncias, nem o corpo a corpo de João Gonçalves,com todo seu populismo, parece haverem influenciado a opinião pública, em nada. Quanto aos demais candidatos não existem, a gente sente.Mas não é a série de eventos eleitorais históricos, bem contada por Nonato, que explica esta boa performance do Prefeito candidato, mas o eco da conduta protagonizada por Ricardo, em relação a outros políticos.A mídia explorou isso, com muita propriedade para obter resultados.Wilson Terroso de Sousa.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?