quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Reclamar para a ANATEL funciona!
Reclamar para a ANATEL funciona!- Cobrança por ponto adicional acaba em junho 2008.A partir da primeira segunda-feira de
junho não será mais permitido às operadoras cobrar valor adicional nas
mensalidades de TV a cabo por ponto adicional instalado na casa do usuário.
A cobrança será feita por domicílio. Pela regra, as operadoras
só poderão cobrar uma taxa única pela instalação de ponto adicional. Na mesma data entra em vigor
regra que dará ao consumidor o direito de suspender o sinal de TV e
conseqüentemente a cobrança de mensalidade por até quatro meses durante o
ano. A suspensão pode ser solicitada uma única vez por ano, por um período
entre 30 e 120 dias. Os usuários deverão ainda receber desconto na
mensalidades proporcional aos dias e horas que o sinal da TV ficar fora do
ar, o que ocorre em períodos de manutenção técnica ou falha na transmissão
por parte da operadora. A regra diz ainda que, se ocorrer cobrança indevida
por parte da operadora, o usuário deverá ser indenizado pelo dobro do valor
cobrado irregularmente. As medidas vão beneficiar quase 30 milhões de
assinantes que possuem TV a cabo no Brasil.
Tel 0800
Sou assinante da NET, com
serviços de TV, Internet (Virtua) e telefone(Embratel). Como volta e meia
tenho que telefonar para eles para reclamar de interrupções e outros
problemas, acabei percebendo que pago para cada uma dessas ligações (pelo
telefone 4004-7777). Consultei, então, o contrato de prestação de serviços,
disponível no site da NET ( www.net.tv.br), e verifiquei que por resolução
da ANATEL, constante do contrato na cláusula 38, a NET teria que
disponibilizar um acesso telefônico gratuito 24h x 7dias. É mesmo um absurdo
completo ter que pagar para reclamar de uma falha na prestação de serviço.
Fiz uma reclamação direta na Ouvidoria da NET e não consegui mais que um
'vamos encaminhar sua sugestão...'. Aí, registrei uma reclamação formal na
ANATEL. Uma semana depois (ontem), recebi uma ligação da NET em que
atenciosamente me foi 'revelado' que há um telefone 0800 para o serviço
Virtua e outro para o NET fone. Ambos não divulgados. Nem no site da
empresa, nem em suas faturas. Portanto, só quem exerce o direito de reclamação é informado do número.
Os telefones são: 0800-721-0029 (Net Fone e Net Tv)
e 0800-701-0358 (Virtua). Ajude nesta divulgação e exerce sua cidadania cobrando que empresas como a NET cumprirem seus contratos.
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