.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

 

Foguete que parte errado descontrola direção

Helder Moura
O jogo endureceu
Para um jogo que estava praticamente definido, há um mês, a disputa pela presidência da Assembléia encardiu de vez, pelo menos para o deputado Artur Cunha Lima. O acirramento das últimas horas revela erros na condução da estratégia pelo governador Cássio Cunha Lima no apoio ao primo.
Primeiro, o fato de Ricardo Marcelo ter insistido em manter a candidatura já era um sinal de algo errado em relação à candidatura de Artur. Ricardo só insistiu na disputa, porque recebeu apoios consistentes de deputados governistas, mais ainda do que dos parlamentares da oposição. Isto animou.
A prova está no apoio tornado público dos governistas Nivaldo Manuel e Socorro Marques, que podem até recuar. Mas, o simples fato de anunciarem apoio a Ricardo já devia ser interpretado como sintoma de havia algo de inconsistente com a candidatura de Artur, apesar do apoio do governador.
Depois, a interferência de Cássio passou a ser muito explícita na disputa por parente próximo. Ninguém é inocente a ponto de imaginar que um governador não interfere numa disputa pela Assembléia, mas é preciso ter sutileza e, pelo menos, ternura na cabala dos votos dos deputados aliados.
Tanto é assim que, ontem, Marcelo perdeu a calma com essa interferência tão explícita e reclamou da falta de neutralidade do governador, considerando que os dois candidatos são tucanos de sua bancada. O governador até pode ter preferência íntima, mas não jogar pesado contra quem não apóia.
Resultado: se não mudar rapidinho sua estratégia, o governador talvez seja obrigado ao extremo de retirar a candidatura de Artur e, eventualmente, até apoiar Ricardo Marcelo. Para não correr o risco de sofrer uma humilhante derrota na disputa.
O pedido de Socorro
Até onde a vista alcança, não adiantou muito o apelo do governador Cássio para os deputados Nivaldo Manuel e Socorro Marques apearem da candidatura de Ricardo Marcelo e apoiarem Artur Cunha Lima. (Elder se esqueceu da história de ambos!)
Pode abrir
Ante a crise dos últimos dias, o boato de ontem na Assembléia, era que o deputado Artur Cunha Lima já admitiria tirar a 1ª Secretaria do PFL. E oferecer a outro grupo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?