.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

 

Presidente do TRF suspende liminar que afastava Salomão

Prefeito e vice do município de Sousa retornam às suas funções hoje
Adelson Barbosa dos Santos
Afastados do cargos por forca de liminar expedida pelo juiz da 8ª Vara Federal da Paraíba, Francisco Glauber Pessoa Alves, o prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, e o vice, André Gadelha, conseguiram, ontem à noite, o direito de continuar exercendo suas funções.
O desembargador Francisco Queiroz, presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife, suspendeu, por volta das 20h30, a decisão do juiz Francisco Glauber.
A informação foi repassada ao CORREIO pelo advogado de Salomão, José Ricardo Porto, que ontem à noite entrou com um Agravo de Instrumento no TRF, pedindo a suspensão da decisão do juiz.
No Agravo de Instrumento, o advogado de Salomão alegou que o despacho do juiz em relação ao afastamento do prefeito e do vice, está desfundamentado. O despacho tem 140 laudas e em apenas 12 linhas ele expressa a necessidade do afastamento.
Em nenhum momento, nas 140 laudas, segundo o advogado José Ricardo Porto, o magistrado esclarece, de forma objetiva, a necessidade dos afastamentos.
Atrapalhando
“A lei só admite este tipo de providência (afastamento) quando o agente público estiver atrapalhando e colocando embaraço à tramitação normal e regular do processo, o que não é o caso”, disse o advogado.
José Ricardo Porto frisou que “o juiz não diz onde o prefeito e o vice estariam causando empecilho à apuração dos fatos narrados na Ação Civil pública”.
Segundo ele, o presidente do TRF, Francisco Queiroz, “não enxergou a necessidade do afastamento de Salomão e de André Gadelha, pois não havia prova concreta e real de que os citados agentes públicos estivessem atrapalhando, ou pondo empecilho à instrução processual na Ação Civil Pública”.
Aldeone passou 3 horas no cargo
Com o afastamento de Salomão e André Gadelha, o presidente da Câmara de Sousa, Aldeone Abrantes (PTB), assumiu o cargo de prefeito às 17h de de ontem. Passou três horas no cargo. A solenidade de posse foi prestigiada pelo deputado Lindolfo Pires (PFL), representando o governador Cássio Cunha Lima.
Aldeone disse que estava assumindo o cargo de prefeito “com humildade e prudência”, uma vez que estava amparado apenas por medida liminar e que o prefeito Salomão Gadelha poderia retornar ao cargo a qualquer momento, o que aconteceu ontem à noite.
O vereador Aldeone Abrantes foi aliado do prefeito Salomão Gadelha até bem pouco tempo, mas rompeu no segundo turno da campanha para o Governo do Estado. Passou a apoiar o esquema liderado pelo governador Cássio Cunha Lima. O vereador Ananias Vieira chegou a assumir a presidência da Câmara interinamente. Ananias é aliado do prefeito Salomão Gadelha. (ABS)
“Vamos continuar trabalhando”
O prefeito Salomão Gadelha (PMDB) disse, ontem à noite, que recebeu a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal (TRF), Francisco Queiroz, com a mesma humildade com que recebeu a decisão do juiz da 8ª Vara Federal da Paraíba, Francisco Glauder.
Ao tomarem conhecimento da decisão do TRF da 5ª Região, os aliados de Salomão fizeram festa em Sousa. “Entendo que a vitória foi do bom direito, porque sempre mantive a confiança no Judiciário do meu País", disse Salomão.
"Agora, mais que nunca, vamos continuar trabalhando com a mesma determinação”, acrescentou o prefeito Salomão Gadelha, frisando que seu destino é ser perseguido, por ser um agente de transformação no município de Sousa.
Leonardo comemora
O deputado estadual eleito pelo PSB, Leonardo Gadelha, sobrinho de Salomão, também comemorou a decisão da Justiça.
Leonardo disse que a vitória foi do povo de Sousa, que continua com uma administração desenvolvimentista, que distribui água de graça para cerca de 5 mil famílias, através do Daesa, fato inédito em todo o Brasil.
Segundo o deputado Leonardo Gadelha, a cidade de Sousa tem eperimentado um boom desenvolvimentista na gestão de Salomão, de quem ele foi vice-prefeito, no primeiro mandato.
Salomão e André foram afastados anteontem, assim como a secretária de Saúde, Aline Gadelha, além de Márcia Queiroga Gadelha dos Santos, Joseane de Andrade Sá, Andrea Queiroga Gadelha e Maria dos Remédios Oliveira Estrela, que exercem cargos de confiança na Prefeitura.
A decisão do presidente do TRF também vale para Aline Gadelha e para as demais assessoras afastadas. Todas elas retornam às suas funções hoje, juntamente com Salomão e André Gadelha. (ABS)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?