.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, 18 de abril de 2007

 

A Praia Proibida

18/04/2007 = (Marcos Tavares do Jornal da Paraíba)
O recente concurso do TRE mostrou que João Pessoa não tem leitos que comportem um evento por pequeno que ele seja. Nossa capacidade hoteleira nos deixa fora dos principais eventos e congressos nacionais, o que reduz nosso turismo e uma visita esporádica de vizinhos e aventureiros. Tudo isso porque as grandes cadeias não se animam a investir no Estado onde uma legislação ultrapassada reserva a orla marítima a uns poucos privilegiados. Nenhuma grande companhia hoteleira se arrisca longe da orla, pois o turista quer o mar, a proximidade com a água, o barulho do oceano embalando seu sono e isso na Paraíba é vetado por uma legislação anacrônica feita no período ditatorial e para preservar a hegemonia do hotel Tambaú no setor. Hoje nada disso tem razão de ser, mas há quem se apegue a essa norma para impedir a cidade de crescer. Não advogo uma praia cheia de espigões, mas sim hotéis de alto gabarito instalados espaçadamente, com todo o recuo possível e distância entre eles de maneira a não tirar a brisa marítima. Isso em nada ofenderia nossa ecologia e possibilitaria um salto quantitativo no turismo que Natal e Fortaleza já deram, nos deixando apenas as sobras do seu banquete. O que existe na Paraíba é um respeito extremado e difícil de entender a um grupo de xiitas radicais que por absoluta falta do que fazer querem deter o progresso e, como têm acesso à mídia, transformam sua fraqueza numa força descomunal que não bate nem com seu número nem com sua importância na sociedade. Normalmente são contra tudo e todos que não defendem a estagnação. Precisamos de leis mais atuais, mais modernas, que contemplem o dia de hoje e não a realidade de décadas atrás. Ou faremos isso ou nosso turismo jamais decolará por falta de investimento das grandes cadeias e por pura inanição. Viver entre o futuro e o passado é a decisão que temos de tomar, e tomar logo antes que seja tarde demais para corrigir o erro.
**************************************
Segunda, 24 de Setembro de 2007 - 18h27

Pesquisa condena escalonamento de edifícios na orla

Pesquisa realizada pelo Mestrado de Engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) constatou que a forma escalonada de construção de edifícios na orla marítima de João Pessoa cria uma rampa que impossibilita a circulação do vento.

De acordo com a pesquisa, ao contrário do que se imagina, apenas dez por cento desse vento vai passar entre os prédios, causando o surgimento de ilhas de calor. A pesquisa foi projetada para analisar os efeitos negativos provocados pelo escalonamento dos prédios construídos na orla marítima de João Pessoa.

A pesquisa constatou que a retenção do ar acaba acarretando a concentração de poluentes no interior das áreas urbanas, ocasionando um desconforto térmico e doenças respiratórias.

Durante mais de 31 dias foi feita uma coleta de dados em três áreas distintas da orla na capital paraibana. Foram analisadas a temperatura, a umidade relativa do ar, a direção e velocidade dos ventos, para verificar as condições do clima.

Desde que foi aprovada a lei que restringe a construção de espigões na orla marítima, no início dos anos 90, que o professor do Mestrado de Engenharia da UFPB, Francisco Gonçalves vem fazendo pesquisas sobre os efeitos dos prédios no clima da área. (Por Wellington Farias, da Agência de Notícias UFPB)

quarta-feira, 11 de abril de 2007

 

Parecer do Iphan reconhece Estação Ciência, no Cabo Branco, como fator de preservação ambiental em JP

11.04.07 [19:06] - wscom.com.br
Parecer do Iphan reconhece Estação Ciência, no Cabo Branco, como fator de preservação ambiental em JP Processos devem ser votados na próxima reunião do Conselho
O projeto da Estação Ciência Cultura e Arte, do arquiteto Oscar Niemeyer, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como sendo um fator de preservação da Ponta do Cabo Branco, considerado um sítio natural paraibano, em João Pessoa. Em breve, o local deve ser reconhecido como patrimônio nacional.O projeto da Estação Ciência Cultura e Arte, do arquiteto Oscar Niemeyer, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como sendo um fator de preservação da Ponta do Cabo Branco, considerado um sítio natural paraibano, em João Pessoa. Em breve, o local deve ser reconhecido como patrimônio nacional. Segundo o prefeito Ricardo Coutinho, o presidente do Iphan garantiu que vai fazer todo o esforço para colocar os processos em votação na próxima reunião do Conselho. O parecer que reconhece a obra da Estação Ciência foi dado pelo arquiteto e paisagista de renome nacional, Carlos Fernando de Moura Delfin. Estação Ciência térá 5 mil metros
De acordo com o parecer, a proposta de implantação de uma edificação monumental irá servir de eixo em torno do qual irão se ordenar todas as atividades e usos do Parque, atualmente desorganizados e sem programação, requalificando a área e organizando as atividades de visitação e uso turístico. O documento contendo a avaliação de Moura Delfin intitula-se ‘Parecer Sobre o Tombamento do Cabo Branco’, cuja cópia foi repassada pelo presidente da entidade ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB), durante audiência em Brasília (DF), nesta quarta-feira (11). Um outro projeto, também, tramita no Iphan, reconhecendo o Centro Histórico de João Pessoa – atualmente patrimônio estadual – como patrimônio nacional. Votação – Segundo Ricardo Coutinho, o presidente do Iphan garantiu que vai fazer todo o esforço para colocar os processos em votação na próxima reunião do Conselho da entidade, responsável pela aprovação das propostas em tramitação no Instituto. Na opinião do prefeito pessoense, a reunião com o presidente do Iphan “foi muito produtiva e o que mais ajuda a tramitação dos processos em nível nacional é o fato de que eles foram muito bem preparados pelo Iphan estadual, responsável pela origem das propostas”. De acordo com Ricardo, “a transformação do Centro Histórico e da Ponta do Cabo Branco em patrimônios nacionais vai abrir as portas para novos investimentos em recuperação e restauração de logradouros e monumentos, favorecendo o turismo e contribuindo para a elevação da auto-estima do pessoense em função do prestígio crescente de uma das cidades mais belas e uma das mais fortes do ponto de vista histórico, no País”.

terça-feira, 3 de abril de 2007

 

Clima tenso na Câmara: em dia de votação de minireforma e TCR, agentes fazem apitaço nas galerias

03.04.07 [10:23] wscom.com.br
Agentes promovem apitaço nas galerias
A Câmara de Vereadores de João Pessoa vota hoje pareceres que propõem alterações do cálculo da taxa de lixo e institui minireforma administrativa. Dentro do plenário o clima é tranqüilo, já que a bancada de apoio ao prefeito Ricardo Coutinho tem maioria. Nas galerias, porém, agentes promovem apitaço e tumultuam a sessão. Os agentes de saúde e da vigilância ambiental voltaram a Câmara para pressionar criação de grupo de negociações junto ao prefeito. Mesmo com o barulho ensurdecedor, o plenário segue nas votações de vetos feitos por Coutinho a projetos encaminhados por vereadores. Logo mais está prevista a votação dos pareceres dos projetos, emitidos pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se forem aprovados, seguirão para a Comissão de Finanças. O presidente do PT municipal, Hildevânio Macedo, está no plenário. Ele manifestou apoio aos agentes de saúde. E disse que o partido – que integra a base de sustentação do prefeito – vai emitir opinião assim que a justiça julgar o mérito da ação. Mais informações em instantes.
***********************************************
03.04.07 [08:38] wscom.com.br
Cícero diz que desligamento de agentes é ‘mesquinharia política’ e nega rusga com Cássio
WSCOM Online Cícero Lucena fez críticas a administração Ricardo Coutinho
‘Não é possível que os agentes sejam vítimas de mesquinharia política’, disse o senador Cícero Lucena (PSDB), em relação aos desligamentos de agentes de saúde, selecionados durante sua gestão a frente da Prefeitura de João Pessoa. Ele criticou a decisão do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). ‘São mais de mil e 200 agentes que foram qualificados, selecionados, que conhecem os problemas da população, que já têm vínculo com a comunidade’, ressaltou o senador. Lucena disse que espera que seja cumprida a legislação. ‘E respeitado o cidadão’, completou o senador, que criticou ainda o prefeito por ter feito insinuações de que ele teria participação na tentativa de homicídio da secretária municipal de saúde, Roseana Meira. ‘Soube que ele retirou as insinuação que fez contra mim, mas se não retirou vou entrar com ação contra ele’, avisou Lucena. O senador ainda comentou sua relação com o governador Cássio Cunha Lima. E negou que tenha havido um ‘esfriamento’ entre os dois. ‘Minha relação com Cássio é a mesma de sempre – somos companheiros, amigos e compreendo o momento difícil que ele está passando’, garantiu. ‘Não sou do tipo que cria problemas quando a situação apresenta dificuldade’, acrescentou

domingo, 1 de abril de 2007

 

Encapuzados assassinam empresário e ex-superintendente da Emlur, Robson Ferreira

31.03.07 [19:48] wscom.com.br
Encapuzados assassinam empresário e ex-superintendente da Emlur, Robson Ferreira
Corpo de Robson Ferreira, executado, na sua empresa

O ex-superintende da Empresa de Limpeza Urbana (Emlur), Robson Ferreira, foi executado no inicio da noite deste sábado por um homem com capacete que entrou em sua loja Armazém dos Sabores, na Ruy Carneiro, e deu seis tiros a queima roupa. O homem estava acompanhado por um outro que ficou do lado de fora esperando numa moto. Segundo testemunhas o assassino pediu para que a filha de Ferreira, Leila, saísse de perto de Robson para que não fosse morta ao lado do namorado, que também estava no local. Nada foi roubado, deixando claro que houve uma execução sumária.
Durante a noite, um aglomerado enorme de pessoas, autoridades e amigos do empresário executado, esteve na frente da loja, cenário do crime. A delegada de plantão, Polyana Solene, precisou mandar evacuar a área do Armazem dos Sabores para evitar multidão dentro da loja. Também estavam presentes o senador Cícero Lucena (PSDB), sua esposa Lauremilia - ambos amigos de Robson. Os trabalhos e a condução do inquérito presidido pela delegada Polyana foram feitos com o pessoal do IML, local para onde o corpo foi removido às 20h38. Além de superintendente da Emlur, Robson Ferreira foi assessor de Cícero Lucena à época em que foi governador do Estado e durante algum tempo chegou a prestar assessoria em Brasília. O sepultamento está previsto para acontecer neste domingo, 1, no cemitério Parque das Acácias, onde o corpo será velado a partir da madrugada deste sábado.
A barbárie chega à Elite Por Walter Santos
Corpo de Robson Ferreira, executado, na sua empresa
O ex-superintende da Empresa de Limpeza Urbana (Emlur), Robson Ferreira, foi executado no inicio da noite deste sábado por um homem com capacete que entrou em sua loja Armazém dos Sabores, na Ruy Carneiro, e deu seis tiros a queima roupa. O homem estava acompanhado por um outro que ficou do lado de fora esperando numa moto. Segundo testemunhas o assassino pediu para que a filha de Ferreira, Leila, saísse de perto de Robson para que não fosse morta ao lado do namorado, que também estava no local. Nada foi roubado, deixando claro que houve uma execução sumária.
Durante a noite, um aglomerado enorme de pessoas, autoridades e amigos do empresário executado, esteve na frente da loja, cenário do crime. A delegada de plantão, Polyana Solene, precisou mandar evacuar a área do Armazem dos Sabores para evitar multidão dentro da loja. Também estavam presentes o senador Cícero Lucena (PSDB), sua esposa Lauremilia - ambos amigos de Robson. Os trabalhos e a condução do inquérito presidido pela delegada Polyana foram feitos com o pessoal do IML, local para onde o corpo foi removido às 20h38. Além de superintendente da Emlur, Robson Ferreira foi assessor de Cícero Lucena à época em que foi governador do Estado e durante algum tempo chegou a prestar assessoria em Brasília. O sepultamento está previsto para acontecer neste domingo, 1, no cemitério Parque das Acácias, onde o corpo será velado a partir da madrugada deste sábado.
A barbárie chega à Elite Por Walter Santos A execução sumária do empresário Robson Ferreira, neste sábado de caos aéreo nos principais aeroportos, mais do que fato grave e policialesco, insere, em face da forma como se deu a morte, a agudeza da criminalidade dentro da elite de João Pessoa, portanto, da Paraíba. Embora com vida empresarial modesta, até mesmo enfrentando dificuldades para manter o Armazém dos Sabores – proposta interessante para quem dispunha de bom gosto e condições financeiras – Robson compõe por sua trajetória de executivo bem sucedido alguém que esteve da classe média para cima. É evidente que não estamos vivendo o mesmo grau de periculosidade de algumas favelas do Rio de Janeiro, nem Cité Soleil, o bairro mais violento da capital Porto Príncipe, mas, de fato, há um cenário de forte incômodo na sociedade ( pra dizer espanto geral ) diante da série de mortes seqüenciadas, algumas bárbaras, registradas na capital paraibana. Conversava neste sábado com a arguta e capaz Adriana Bezerra, editora do Portal WSCOM Online exatamente sobre a banalização dos casos graves se aproximando dos lares pessoenses/paraibanos. Ontem, se não me engano, a midia tratou como normal o que, no meu quengo torrelandense, considero de alta gravidade humana. Explico: na capital paraibana, um jovem de 14 anos “simplesmente’ degolou um ex-amigo com quem gerou ódio e, pasmem, ficou “brincando com a cabeça como se fosse uma bola de futebol”. Isso é grave; precisamos reagir fortemente. O caso de Robson neste sábado também se insere nas barbáries. Se tudo não fosse trágico, como foi, beirou à perversidade somente comum em momentos de guerras civis com o autor da execução reproduzindo o mesmo horror comum nos crimes bárbaros deste mundo. Nem entro neste momento no mérito ou causa do assassinato – hoje com investigadores projetando-a em torno de divida financeira ou problema de relacionamento afetivo – mas é forçoso dizer que João Pessoa já não se presta mais a ser denominado de ambiente tranqüilo, de paz absoluta. O trágico assassinato de Robson pela forma chocante certamente que deve desencadear uma serie de ações e mobilizações, sobretudo, da classe média para cima, porque tal cena da barbárie já se faz comum em ambientes mais pobres da sociedade – pior há muito tempo. Todas as autoridades, especialmente o governador do Estado – Cássio Cunha Lima – estão agora desafiadas a apontar caminhos que minimizem esse clima de terror. Aliás, por todos os títulos, o encontro dos Governadores do Nordeste no próximo dia 13 de abril bem pode apontar os primeiros movimentos que produzam efeitos na prevenção e no combate à criminalidade. Quem sabe não seja agora a hora também de envolver outros Poderes e a sociedade organizada numa só articulação de resultados! A propósito se faz indispensável manter o tom critico aguçado em relação ao clima de violência, mesmo que considero importante não politizar para efeito distante do interesse da sociedade, porque o saldo do que vivenciamos é de uma etapa inteira - e não só governo de plantão. Ódio como o expressado na execução de Robson Ferreira não se justifica por motivo algum, por isso, se faz indispensável gerar as condições de punição efetiva ao seu executor.
***********************************
Delegada conclui levantamento no local do crime, espera laudo cadavérico mas começa a pegar depoimentos
A delegada plantonista Polyana Solene, responsável pelo inquérito que apura a morte do empresário Robson Ferreira, conclui o levantamento de dados na área interna da loja Armazém dos Sabores onde houve a execução. Ainda hoje ela aguarda o laudo cadavérico do IML, mesmo assim já começou a pegar depoimentos. A primeira pessoa ouvida pela delegado foi a filha do empresário, Leila, bem como seu namorado, uma vez que ambos estavam no local do crime. Informações repassadas pelo Secretário da Segurança Pública, Eitel Santiago, dão conta que ainda no decorrer da noite outras pessoas serão ouvidas para, a partir dos depoimentos, construir caminhos que possam chegar ao assassino. Policias militares e civis estão em rondas diferentes em busca de informações adicionais para chegar ao autor do bárbaro assassinato
************************************
Eitel descarta latrocínio e já fala em execução;
Cícero e amigos mostram-se consternados
O secretário de Segurança do Estado, Eitel Santiago, está no Armazém do Sabor e descartou a possibilidade de que o assassinato ocorrido no final da tarde deste sábado, 31, do empresário Robson Ferreira, tenha sido um latrocínio, roubo seguido de morte. Para Santiago, há realmente sinais de execução. Secretário está no local juntamente com a equipe técnica do Instituto Médico Legal. Ele confirmou que o executor exigiu a retirada da filha de Robson do local: Leila, a moça estava no Armazém a espera do namorado que trabalha na loja. O senador Cícero Lucena, juntamente com a esposa e ex-vice-governadora, Lauremília Lucena, Hervázio Bezerra e amigos da época em que trabalhavam na Prefeitura de João Pessoa também estão presentes no local do assassianto e mostram-se consternados pelo ocorrido. Segundo senador, Robson não se queixava de ter inimigos, apenas ultimamente reclamava que estava com dificuldade para manter o empreendimento e estava acionando a ajuda dos amigos para superar a má fase.
*************************************
Encapuzados assassinam empresário e ex-superintendente da Emlur, Robson Ferreira
Corpo de Robson Ferreira, executado, na sua empresa
O ex-superintende da Empresa de Limpeza Urbana (Emlur), Robson Ferreira, foi executado no inicio da noite deste sábado por um homem com capacete que entrou em sua loja Armazém dos Sabores, na Ruy Carneiro, e deu seis tiros a queima roupa. O homem estava acompanhado por um outro que ficou do lado de fora esperando numa moto. Segundo testemunhas o assassino pediu para que a filha de Ferreira, Leila, saísse de perto de Robson para que não fosse morta ao lado do namorado, que também estava no local. Nada foi roubado, deixando claro que houve uma execução sumária.
Durante a noite, um aglomerado enorme de pessoas, autoridades e amigos do empresário executado, esteve na frente da loja, cenário do crime. A delegada de plantão, Polyana Solene, precisou mandar evacuar a área do Armazem dos Sabores para evitar multidão dentro da loja. Também estavam presentes o senador Cícero Lucena (PSDB), sua esposa Lauremilia - ambos amigos de Robson. Os trabalhos e a condução do inquérito presidido pela delegada Polyana foram feitos com o pessoal do IML, local para onde o corpo foi removido às 20h38. Além de superintendente da Emlur, Robson Ferreira foi assessor de Cícero Lucena à época em que foi governador do Estado e durante algum tempo chegou a prestar assessoria em Brasília. O sepultamento está previsto para acontecer neste domingo, 1, no cemitério Parque das Acácias, onde o corpo será velado a partir da madrugada deste sábado.
A barbárie chega à Elite (Por Walter Santos)
*******************************************
31/03/2007 - 18:58 (Jornal Correio da Paraíba)
Robson Ferreira, ex-diretor da Emlur, assassinado dentro de padaria na Ruy Carneiro
O empresário Robson Ferreira, 49 anos, ex-superintendente da Emlur e ex-diretor presidente da Codata, foi assassinado no final da tarde deste sábado com um tiro na cabeça. Ele foi morto no interior de sua loja, na Avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa, por um um homem que chegou ao local acompanhado de outro em uma moto.
Robson era dono do Armazém do Sabor, misto de padaria, delicatessen, conveniências e produtos importados. Segundo as primeiras informações colhidas com testemunhas, tiros foram disparados por um dos homens que chegaram numa moto, segundos depois de Robson ter entrado na sua loja. O crime aconteceu por volta das 18h.
O assassino estava encapuzado e, ao entrar na loja, mandou que as demais pessoas presentes se afastassem. De arma em punho, gritou "o meu negócio é com ele". A cena foi assistida por uma filha de Robson.
A delegada Pollianna Sonalli, responsável pela 3ª Delegacia Distrital, dirigiu-se ao local com uma equipe de policiais para efetuar os primeiros levantamentos. Não há pistas dos autores do atentado, mas todos os indícios convergiam no começo da noite para um "crime de encomenda", ou seja, Robson teria sido morto a mando de um inimigo ou outra pessoa interessada em eliminá-lo.
Francisco Robson Lopes Ferreira foi superintendente da Empresa de Limpeza Urbana da Capital no primeiro governo Cícero Lucena (PSDB), de 1997 a 2000. No governo estadual ocupou a presidência da Codata no primeiro mandato de Cássio Cunha Lima e, no início do atual período, esteve cotado para assumir uma das diretorias da Cagepa, mas não chegou a ser nomeado pelo governador.
Ele inaugurou o Armazém do Sabor há um ano, sendo esse também o primeiro empreendimento de Robson como empresário de que se tem notícia. Engenheiro civil, era técnico muito ligado ao grupo liderado pelo senador Cícero Lucena, que esteve no local do crime juntamente com o secretário de Segurança Pública do Estado, Eitel Santiago.
Robson Ferreira, além de dirigir a Emlur, foi tesoureiro da campanha de Cícero Lucena à reeleição para a Prefeitura da Capital, em 2000.
**********************************
Empresário é executado na avenida Rui Carneiro
Sábado, 31 de Março de 2007 19h24- Jornal O NORTE
O empresário Robson Ferreira, dono do Armazém dos Sabores, localizado na avenida Rui Carneiro, em João Pessoa, foi assassinado neste sábado por volta das 18h, quando dois homens numa moto preta pararam no seu estabelecimento de trabalho e deferiram dois tiros contra o comerciante, fugindo em seguida.
Segundo informações, a filha do empresário estava com ele na hora e presenciou toda a cena. Robson Ferreira morreu na hora. A polícia está o local e aguarda a chegada do Instituto Médico Legal.
Robson Ferreira foi superintendente da Emlur na administração de Cícero Lucena. Vários políticos e amigos, a exemplo do senador Cícero Lucena, estão no local, junto com a imprensa e uma multidão que começa a se formar.
Mais informações a qualquer momento
***************************************
02.04.07 [08:19] wscom.com.br
Vice-governador acredita na elucidação da morte de Robson em dez dias; sepultamento foi ontem
O governador em exercício, José Lacerda Neto(PFL), acredita que no máximo em dez dias a polícia desvenda o assassinato do empresário e engenheiro civil Francisco Robson Lopes Ferreira, de 49 anos. A declaração de Lacerda Neto foi dada ontem, domingo, 1, ainda no velório de Robson. Ele lamentou o fato e disse acreditar na ação da polícia. O vice-governador não fez comentários sobre as investigações, deixando claro que é questão de honra a revelação do crime. Robson Ferreira foi morto no interior do seu estabelecimento comercial, Armazém dos Sabores, na Avenida Ruy Carneiro, por volta das 17h30 do sábado, 31. Na ocasião estavam no local uma filha dele, Leila, o namorado dela e ainda mais dois funcionários e poucos clientes. Todos foram mandados sair de perto de Robson que foi executado. A delegada Polyana Sonally, que estava de plantão na 3ª Distrital e esteve no local do crime, já ouviu a filha de Robson, Leila e o namorado dela. A delegada não revelou o que eles disseram, no entanto, sabe-se que a jovem chegou a gritar nome de possível mandante do crime. Ao contrário do que foi anunciado ontem no portal, o sepultamento do engenheiro não foi adiado para esta segunda, 2. Robson foi enterrado no Cemitério das Acásias às 10h.
***************************************
02.04.07 [09:20] wscom.com.br
Homem filma momento da fuga dos homens que mataram Robson FerreiraArthur Lucena Corpo de Robson Ferreira, executado, na sua empresa
Uma pessoa de identidade não revelada pela polícia conseguiu filmar o momento da fuga dos dois homens de moto que mataram o engenheiro civil e empresário Robson Ferreira, ocorrido sábado (31) em João Pessoa. A informação é da delegada Polliana Sonally, que estava de plantão da 3ª Delegacia Distrital e que esteve no local do crime. As imagens não ficaram muito claras devido à distância de onde a pessoa filmou. O cinegrafista amador, por coincidência, no momento do crime estava pegando algumas imagens da orla marítima do seu apartamento localizado nas proximidades do Armazém dos Sabores quando ouviu os disparos. Ele disse para a delegada que posicionou a câmara na direção da loja e filmou o momento em que a dupla fugia na moto. As imagens devem ser levadas para perícia no Instituto de Polícia Científica para serem analisadas ficando a critério da autoridade policial. As imagens não mostram os rostos dos criminosos, pois estavam encapuzados, no entanto, pode identificar a placa da moto usada na fuga.
*********************************
02/04/2007 - 12:01 Jornal Correio da Paraíba
Cúpula da Segurança se reúne para discutir caso Robson Ferreira
O secretário de Segurança e Defesa Social (SEDS), Eitel Santiago, o superintendente Geral de Polícia Civil, Gerson Barbosa, e os delegados de Homicídio da Capital, estão reunidos há horas em seu gabinete discutinho o caso Robson Ferreira.
Eitel alegou não poder falar sobre o andamento das investigações, uma vez que estava em plena reunião, mas prometeu se pronunciar sobre o caso nesta tarde.
Robson foi assassinado com três tiros, que atingiram-lhe a cabeça, a clavícula e o antebraço esquerdo, dentro de sua loja, o Armazém dos Sabores, na avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa.
A delegada Polliana Sonally, que estava de plantão na 3ª Delegacia Distrital, deu início às primeiras investigações, inclusive a oitiva da filha de Robson Ferreira, Leila Ferreira, que testemunhou o assassinato.
A delegada titular de Homicídios, Daniela Vicuuna, chegou a assumir a presidência do inquérito, mas entrou de férias nesta segunda-feira (2), e foi substituída pela adjunta, Fabíola Maria de Oliveira. Edilma Mota.
********************************************************
11.04.07 [08:59] (Cardoso Filho WSCOM Online)
Mistério perto do fim:
Polícia prende churrasqueiro e militar suspeitos da morte de Robson Ferreira; invasor de flat também é detido Arthur Ribeiro Empresário foi assassinado com tiros a queima roupa
EXCLUSIVO - Um militar e um vendedor de churrasquinho estão sendo apontados com os autores do assassinato do empresário Francisco Robson Ferreira, de 49 anos. A Secretaria da Segurança e Defesa Social pode apresentar ainda hoje os dois acusados. De acordo com as primeiras informações o churrasqueiro é conhecido por Francisco e negocia em frente ao Terminal Ferroviário, em João Pessoa, e teria sido o autor dos disparos contra Robson. O outro acusado é identificado como Gilmar, sargento da Polícia Militar da Paraíba. A Polícia não revela onde os dois estão presos. Imagens flagram os suspeitos no momento que deixam o flat
O assassinato de Robson Ferreira aconteceu na noite do dia 24 do mês passado no interior do Armazém dos Sabores, na Avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa. Dois homens em uma moto chegaram ao local, um deles desceu do veículo e ainda com o capacete sacou de um revólver e efetuou os disparos contra o empresário. Atentado - Também existem informações de que a Polícia prendeu um dos homens que participaram de uma emboscada contra o empresário Bisnaldo Dantas, um dia antes do assassinato de Robson Ferreira, em um flat na praia de Tambaú. Ele também deverá ser apresentado a imprensa. O suspeito, que aparece em vídeo do circuito interno do flat, está detido na 10ª Delegacia Distrital, em Tambaú. Hoje de manhã, em entrevista a rádio da Capital, o secretário Eitel Santiago (Segurança e Defesa Social) disse que o caso de Robson Ferreira está ‘praticamente desvendado’. Ele disse, porem, que ainda não tem comprovação de ligação entre o homicídio e a invasão do flat do empresário Bisnado Dantas. Tanto Ferreira quanto Dantas têm ligações com o senador Cícero Lucena. O primeiro foi secretário na gestão de Lucena na Prefeitura de João Pessoa e o segundo é sócio dele em posto de combustíveis da Capital. Santiago disse que não vai revelar mais detalhes para não atrapalhar as investigações. Mas antecipou que os motivos podem ser políticos ou passionais.
********************************************
11/04/2007 - 07:40 -Correio on-line
Eitel diz que já tem o caso de Robson Ferreira praticamente desvendado
"Depois de onze dias nós temos o caso que investiga o assassinato de Robson Ferreira praticamente desvendado" (ouça). Com estas palavras o secretário de Segurança da Paraíba, Eitel Santiago, iniciou a participação no programa Jornal Correio da Manhã (Correio Sat), na manhã desta quarta-feira (11).
Segundo Eitel, apenas algumas poucas diligências são necessárias para concluir o caso. Apesar disso, o secretário afirmou ter tido muito pouco tempo para descobrir se há ou não ligação entre os dois acusados de executar Robson e os dois homens que foram flagrados tentando invadir o flat do empresário Bisnaldo Dantas, sócio do senador Cícero Lucena (PSDB).
O secretário não quis revelar detalhes a respeito do caso "para não atrapalhar as investigações", mas disse que faltam, agora, poucos elementos para concluir o caso que já teve de testemunhas oculares a vídeos de segurança revelados e que já abriu leque de opções que abrange de crime passional a político.
Quanto às informações que foram recebidas e encaminhadas pela Prefeitura de João Pessoa a respeito de um suposto PM envolvido com atentado contra a secretária de saúde Roseana Meira, quando, em 14 de março, foram disparados cinco tiros contra o carro que ela estava, o secretário de segurança afirmou que recebeu as informações e encaminhou direto para o delegado responsável pela inteligência da Polícia Civil, Eduardo Futema que "ainda não teve tempo para ver o material" (ouça). Mais sobre a descoberta deste material pela prefeitura pode ser lido clicando aqui.
Já quanto à troca de tiros acontecida na tarde de ontem (10), entre um sargento e um capitão da Polícia Militar (clique e leia mais), segundo ele, não tem nada a ver com matadores da moto preta. "A maioria das motos vendidas é preta, além disso, já teve crime em que uma moto branca foi usada", despistou (ouça). Eitel revelou que o caso já está nas mãos do delegado especial Idelmar Rodrigues para ser apurado e que "num momento oportuno" será revelado à imprensa. A busca agora é pela pessoa que pilotava a moto. (MM)
*****************************************
10/04/2007 - 16:19 PM apontado como autor dos disparos contra secretária de Saúde da Capital
A Prefeitura de João Pessoa repassa ainda hoje à Secretaria da Segurança Pública do Estado uma pista em princípio valiosa para esclarecer o atentado contra a secretária de Saúde do município, Roseane Meira, em 14 de março último.
Segundo apurou este Portal, a Prefeitura recebeu mensagem eletrônica informando que o autor dos disparos contra a secretária de Saúde é um policial militar que atuaria no Serviço Secreto da PM e faria parte da quadrilha conhecida como Matadores da Moto Preta.
Fontes da Prefeitura disseram que a informação é vista com reservas, mas não pode deixar de ser transmitida às autoridades policiais. "Até por que acreditamos no trabalho da Polícia Civil, que é técnico e dispõe de elementos para chegar à autoria do crime", disse um assessor direto do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).
O informante da Prefeitura teria fornecido, além da identidade completa do suposto policial, o endereço completo e algumas "proezas" do PM que nas horas vagas trabalharia como pistoleiro e membro de um grupo de extermínio.
"A pessoa diz, inclusive, que através desse policial será possível chegar ao mandante do atentado contra a secretária Roseane", acrescenta a fonte.
O atentado
A secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira, sofreu um atentado por volta das 19h30 do dia 14 de março na pista de acesso ao Bessa Shopping, no bairro do mesmo nome, onde ela reside.
O carro que conduzia a secretária, um Chevrolet Meriva, foi atingido por cinco balaços, disparados por dois homens numa moto de cor escura. O Meriva era dirigido pelo motorista Luciano Canuto.
À Polícia Roseane Meira disse na ocasião que não vinha recebendo ameaças de morte explícitas, apenas telefonemas estranhos de pessoas que ligavam e nada falavam.
Declarações do também secretário municipal Gervásio Maia (Finanças) revelaram, contudo, que Roseane vinha realmente sofrendo ameaças, principalmente depois que a Prefeitura resolveu não reconhecer o processo seletivo de cerca de 600 agentes de saúde contratados pela gestão anterior.
Gervásio mostrou, inclusive, provas de que um grupo havia invadido dias antes o Distrito de Saúde de Mangabeira e, além de depredar instalações, equipamentos, móveis e utensílios da unidade, escreveu numa parede a seguinte frase: "A gente volta para te matar".
********************************************
14/04/2007 - Correio da Paraiba )
Acusado de invadir flat é preso em João Pessoa
Garçon suspeito de suposta emboscada contra o empresário Bisnaldo Dantas é irmão de Cariri, do Caso Robson
O garçon Ivo Araújo de Farias, 18 anos, está preso no Presídio do Sílvio Porto, na Capital, acusado de ser um dos homens que teria invadido o Flat do empresário Bisnaldo Dantas, no dia 30 de março, no bairro Tambau, em João Pessoa. Ivo é irmão de Francisco das Chagas Araújo de Farias, o “Cariri”, apontado como um dos envolvidos no assassinato do empresário Robson Ferreira, morto um dia depois da invasão ao flat de Bisnaldo. A morte de Robson aconteceu no Armazém dos Sabores, na Rui Carneiro, em João Pessoa.
Ontem pela manhã foi confirmada a prisão de Arionaldo Vital, que seria o intermediador da morte de Robson. Ao todo, três pessoas foram presas, uma permanece foragida e Florinda Assunção Paulino Luiz Cordeiro Moita, apontada como mandante, encontra-se em Portugal. O secretário de Segurança Pública, Eitel Santiago, disse que pode pedir a extradição de Flor Moita caso ela não se apresente à Justiça.
Na tarde de ontem, em entrevista ao CORREIO, Maria Goreth Araújo, de 44 anos, mãe dos acusados Ivo e Cariri, confirmou a versão dado pelo filho “Cariri” sobre assassinato de Robson. No depoimento, ele teria apontado o sargento Gilson Rodrigues como autor do disparo que matou o empresário e a ex-sogra de Robson como a mandante do crime, que teria custado R$ 20 mil.
Irmãos presos no mesmo dia
Cariri foi preso na última terça-feira, 10, no bairro do Varadouro e levado para a Secretaria de Segurança. No mesmo dia, o irmão dele, Ivo Araújo, foi chamado a prestar depoimento sobre o caso Robson e acabou preso também. “Eles levaram Ivo só para depor, eu fiquei esperando. Quando eu olho, meu filho sai algemado”, disse Goreth.
Segundo ela, Ivo teria sido reconhecido por meio de comparações dele com as fotos da filmagem feita pelo sistema interno de segurança do Flat, onde Bisnaldo Dantas encontrava-se hospedado. De acordo com o advogado da família, Marcos Aurélio Rodrigues, o garçon teria sido submetido ainda a acareação com testemunhas. No entanto, disse o advogado, o garçon teria sido apresentado de forma individual e com um boné. ”Pretendemos provar a inocência de Ivo”, ressaltou.
“Meu filho é inocente. Ele não tem passagem pela polícia e trabalha. No dia da invasão ao flat de Bisnaldo, ele estava no trabalho e só saiu às 19h. Eu tenho como provar e quando tudo isso acabar eu vou processar quem esta acusando, pois meu filho não é ladrão”, afirmou Goreth.
CORREIO localiza Bisnaldo
Ontem, Bisnaldo foi localizado fora da Paraíba pela jornalista Marcela Sitônio e se negou a dar entrevista, alegando ter sido orientado pelo secretário de Segurança, Eitel Santiago, a não falar sobre o caso, para não atrapalhar as investigações. O empresário mudou sua rotina, saiu do Estado e passou a andar acompanhado de segurança.
Bisnaldo Dantas, sócio de Cicero Lucena no Posto de Gasolina Midas, no Bessa, teve o flat invadido por dois homens fortemente armados, em Tambaú, na Capital, na véspera da morte de Robson. A dupla teria sido flagrada por uma camareira e as cenas filmadas pelo circuito de TV, que mostra a movimentação deles no prédio, inclusive a ida ao quarto 435, ocupado pelo empresário.
Ex-motorista é detido
A secretária de Segurança confirmou ontem a prisão de Arionaldo Vital da Silva, “Naldinho”, ex-motorista de Florinda Moita, apontada em depoimento do motorista do assassinato de Robson Ferreira. Naldinho foi preso na quinta-feira, perto de uma transportadora onde trabalhava, em João Pessoa. Eitel Santiago, disse que poderá, caso necessário, solicitar à Polícia Federal apoio para acionar a Polícia Internacional (Interpol), para que o mandado de prisão de Florinda Moita seja cumprido em Portugal, onde ela reside.
O empresário e ex-superintendente da Emlur, na gestão Cícero Lucena, Robson Ferreira, foi assassinado no último dia 31 de março, no seu estabelecimento comercial. A ex-sogra dele, a portuguesa Florinda Assunção, é a acusada de ser a mandante do crime, que teria sido intermediado pelo ex-motorista dela, Arionaldo Vital da Silva. Segundo o mandado do juiz, o assassinato teria sido encomendado em virtude de dívidas alegadas pela ex-sogra de Robson, no valor de R$ 200 mil, além de maus-tratos à filha dela e questões relativas ao processo de divórcio da filha, Ana Cláudia, com o empresário.
“Se houver necessidade, a Secretaria pedirá à Polícia Federal que acione à Interpol, para que seja feito o pedido de extradição de Florinda, que é portuguesa”, informou o secretário Eitel Santiago. “Se recebermos a solicitação da Secretaria de Segurança, imediatamente vamos acionar à Interpol, que lançará no sistema internacional e se a pessoa procurada parar em qualquer aeroporto será presa”, afirmou o superintendente da PF, Francisco Leônidas.
O advogado responsável pela defesa do sargento da Polícia Militar, Gilmar Rodrigues de Melo, acusado de ser o autor dos disparos contra o empresário Robson Ferreira, garantiu a inocência do oficial no caso, inclusive informando que no dia do crime, Gilmar Rodrigues, estava na companhia de sua namorada, conhecida como “Josy”, em Bayeux.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?